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O esporte e o jejum são compatíveis?

Se há dois métodos dos quais falamos com mais frequência para perder gordura, é o esporte e o jejum intermitente, também chamado de jejum.

Para queimar ainda mais gordura, alguns são tentados a combinar essas duas técnicas.

Surgem então algumas questões: “o esporte e o jejum são compatíveis?” “,” Em caso afirmativo, quais são os riscos e as precauções a tomar? ”

Lembrete sobre o que é o jejum

O próprio jejum existe há quase tanto tempo quanto os humanos. Na verdade, aconteceu que nossos ancestrais não se alimentaram por períodos mais longos ou mais curtos porque antes não havia comida. Hoje em dia, o jejum ainda é praticado em contexto religioso ou para “purificar” o organismo com fins terapêuticos. Na verdade, o jejum traz vários benefícios ao corpo humano. Ele é atribuído:

  • Perda de peso que acontece naturalmente.
  • Melhorando a qualidade do sono.
  • Risco reduzido de doenças cardiovasculares.
  • Melhor controle sobre a sensação de fome.
  • Melhor sensibilidade à insulina.
  • Etc.

Você deve saber que não existe uma, mas várias maneiras de jejuar de forma intermitente. O princípio permanece o mesmo: adotar e respeitar uma janela de privação e uma janela de alimentação. Entre as técnicas mais populares está o rápido 16/8. Isso também pode ser conciliado com um programa de musculação . Com jejum de 16/8, a privação de alimento dura 16 horas e o período de alimentação 8 horas. Outras técnicas requerem jejum de 20 horas e alimentação por mais de 4 horas. Ou até mesmo deixar de comer por um dia inteiro e comer normalmente no dia seguinte. Tenha cuidado, seja muito vigilante neste ponto. Para ver os benefícios do jejum intermitente, você não deve exagerar durante o período de alimentação.

Cabe a você escolher os melhores horários para respeitar esses horários. Alguns jejuadores preferem parar de comer várias horas antes do jantar para desfrutar do café da manhã. Para outras pessoas, é o oposto.

Observe que não existem regras reais para o jejum. O importante é cumprir a sua agenda e ouvir as necessidades do seu corpo.

Praticar esportes com o estômago vazio: de que adianta?

Normalmente, você decide se exercitar com o estômago vazio porque isso o ajudará a perder peso mais rapidamente.

No entanto, os nutricionistas têm uma opinião diferente sobre o assunto. O nutricionista e nutricionista esportivo Nicolas Leduc-Savard explica: “As pessoas pensam que vão perder peso porque queimam gordura, mas não é assim que funciona. Ao queimar gordura durante o treinamento, isso não significa que vamos perder peso, significa apenas que a energia que usaremos durante o treinamento com o estômago vazio virá da gordura, e não dos carboidratos. ”

Isso não significa, entretanto, que praticar esportes com o estômago vazio seja irrelevante.

Os benefícios de treinar com o estômago vazio

A realização de esforços físicos logo após uma refeição geralmente leva a uma sensação desagradável de inchaço. Se você se depara com esse caso regularmente durante suas saídas, é melhor fazer exercícios com o estômago vazio. Além disso, essa alternativa estimula o trânsito gastrointestinal.

Você pode ter ouvido que correr sem nada no estômago é ruim porque o corpo não tem nada para usar com sua energia. Na verdade, o corpo humano possui duas fontes de carboidratos: glicogênio hepático e glicogênio muscular. Durante o jejum, os estoques de glicogênio hepático são reduzidos. O corpo é, portanto, forçado a explorar o glicogênio muscular. Porém, como essa reserva é baixa, o organismo é então obrigado a causar a degradação das gorduras (cadeia lipídica) para que o glicogênio dure mais.

Essa capacidade de aproveitar as várias reservas de gordura é procurada para esportes de resistência (maratona, natação, etc.), você pode procurar por melhores exercicios para bíceps, será muito útil no processo.

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Você também deve saber que o corpo tem mais facilidade para repor as reservas de glicogênio após um período de jejum.Este é o motivo pelo qual alguns atletas iniciantes apresentam queda no desempenho após um determinado tempo. Na verdade, seu organismo ainda não está acostumado a usar estoques de lipídios.

Os riscos associados à associação de jejum esportivo e os cuidados a serem tomados

Você sabe que as proteínas são essenciais para a regeneração muscular após o exercício. Além disso, os alimentos são necessários para repor suas reservas de energia. Privar-se disso seria, portanto, contraproducente para o seu treinamento. Portanto, se você planeja combinar esporte e jejum, é recomendável fazer seus exercícios algumas horas antes da janela de alimentação. Dessa forma, seu corpo não vai esperar muito pelos nutrientes de que necessita. Caso você pratique jejum por um dia inteiro, mude seu treino para dias de alimentação.

Além disso, também é possível preparar o treino com o estômago vazio de antemão. Entre outras coisas, trata-se de comer carboidratos complexos um dia antes do treino. Isso terá o efeito de reabastecer seus estoques de glicogênio muscular. É recomendável que você sempre mantenha uma barra de cereal ou outra fonte de energia rápida à mão para evitar hipoglicemia. Se possível, não treine muito longe de casa para que você possa chegar em casa rapidamente se algo der errado.

Lembre-se também de não prolongar as sessões ou intensificá-las. Você usará os estoques de glicogênio do fígado mais rapidamente antes que seu corpo tenha a chance de extrair os estoques musculares. Em geral, a cadeia lipídica começa após 20 a 25 minutos de esforço. Além disso, sessões bem dosadas ajudam a melhorar seu desempenho ou pelo menos a mantê-lo.

Finalmente, não se esqueça de se hidratar regularmente. Beber já é recomendado em horários normais durante o jejum. Como o exercício fará com que você elimine mais água, você precisará beber mais do que o normal.

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