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Seis Fatores que Influenciam a Escolha do seu Próximo sapato de Corrida

Nem sempre é uma questão de tamanho! Não se trata apenas de tamanho ou marca. Escolher o tênis de corrida perfeito também depende de muitos outros fatores. Começa com a forma do seu pé e termina com o seu estilo individual de corrida.

Às vezes estamos falando de mais do que apenas os tênis em si. Infelizmente, há muitos corredores que não sabem que estão usando um calçado impróprio. Isso se deve principalmente ao desconhecimento dos critérios de seleção oferecidos, mas será essa a única culpada? Explicaremos, para que no futuro você possa evitar dores e sofrimentos, bem como correr com mais conforto, eficácia e desfrutar mais!

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Seus pés: a base anatômica

A forma do pé é uma realidade anatômica, em torno da qual você inevitavelmente terá que orientar sua escolha de tênis de corrida. Saber a forma do seu pé e a consequente rolagem é fundamental na hora de comprar um par de tênis de corrida.

  • Retropé : o osso do calcanhar pode inclinar para dentro ou para fora, onde uma pronação ou pronação (supinação), respectivamente, pode ocorrer.
  • Meio do pé : a curvatura do meio do pé determina quanto contato seu pé / sapato tem com o chão.
  • Antepé : quanto maior o pé, mais largo ele fica. Isso tem um efeito no estilo de corrida (mais sobre isso mais tarde).

Você já ouviu falar de um pé chato, largo ou torto? Este tipo de deformidade nos pés pode causar lesões ao usar tênis de corrida inadequados (tornozelos e joelhos torcidos, etc.). O treinamento regular ajuda contra isso, pois fortalece os músculos e melhora o desempenho em geral, mas leva tempo. Tempo, no qual você pode apoiar seus pés com tênis de corrida estáveis e com amortecimento suficiente .

Aliás, as mulheres tendem, em decorrência da maior concentração do hormônio estrogênio, a lesões ligamentares mais frequentes. Como resultado, a tensão dos ligamentos e tendões é reduzida, o que por sua vez leva a alturas flutuantes das arcadas dos pés.

Os diferentes estilos de corrida

Assim como a forma do pé, o estilo de corrida tem naturalmente um grande impacto na escolha de um tênis de corrida adequado. Geralmente há uma distinção entre a corrida do antepé, do meio do pé e do retropé.

Backfoot running

A corrida com o pé no dorso é baseada no movimento da caminhada e é relativamente fácil de adotar. Essa técnica é particularmente boa para iniciantes. No entanto, todos os corredores devem estar cientes das desvantagens:

  • Não é adequado para corridas rápidas, pois o pé toca o solo bem atrás do centro de gravidade do corpo e, portanto, diminui a velocidade
  • Alta carga de choque em cada etapa
  • Alta carga excêntrica nos músculos da canela, o que pode levar a dores nas canelas
  • Flexão de joelho mais forte para absorção de choque, o que pode levar a um “joelho de corredor”
  • Perda de tensão no calcanhar de Aquiles e panturrilha, o que pode levar a uma inflamação do Aquiles

Corrida de meio pé

A corrida no meio do pé pode utilizar totalmente os sistemas de amortecimento corporal e distribuir igualmente a pressão. Como o pé atinge o chão não muito longe do centro de gravidade, o efeito de desaceleração é muito menor do que na corrida com o pé de costas. No entanto, esse movimento deve ser aprendido com o novo na maioria dos casos.

Corrida de antepé

A corrida com o antepé é definitivamente a mais rápida, pois o pé atinge o chão abaixo do centro de gravidade e um movimento de retração da parte inferior da perna (especialmente em distâncias curtas) é possível para uma corrida ativa. Ao mesmo tempo, a pronação excessiva é evitada com esse tipo de corrida, graças à pretensão dos músculos na aterrissagem. Exemplos de desvantagens são:

  • Maior pressão no antepé, planta do pé, músculos da panturrilha e calcanhar de Aquiles (aumentando também o risco de inflamação)
  • Correr na ponta dos pés pode levar a esporas de calcanhar

Através de uma combinação de diferentes estilos de corrida, você poderá evitar que um lado do seu corpo seja usado em demasia e, portanto, reduzir o risco de lesões. Ao mudar, você será capaz de treinar de forma otimizada os diferentes grupos musculares. Saber sobre as diferentes técnicas e seus riscos ajuda a identificar problemas e trabalhar em uma solução. Estilos de corrida combinados com sapatos inadequados geralmente causam dor.

A queda do calcanhar ao dedo do pé

Uma característica dos tênis de corrida que pode ser um problema é a queda do calcanhar aos dedos do pé . A queda do calcanhar ao dedo do pé é a diferença na espessura da planta do entre o antepé e o calcanhar. Quanto maior for, mais alto será o calcanhar.

Asics define os efeitos como: “Uma queda baixa do calcanhar aos dedos dos pés apenas incentiva um movimento mais rápido em altas velocidades, por exemplo, durante o treinamento intervalado ou competições. Por outro lado, a amplitude do movimento é ampliada na área dos músculos da panturrilha / calcanhar de Aquiles. Isso torna possível uma etapa dinâmica e leva a velocidades mais rápidas. ” Os critérios de seleção adicionais (técnicos e tecnológicos) para tênis de corrida são amortecimento e suporte.

O suporte necessário

Cada estilo de corrida é único, o que também vale para a fase de contato com o solo. O suporte para calçados tem como alvo este momento específico com sua mistura de materiais e tecnologia e depende de alguns fatores:

  • Comprimento / Distância: Você precisa de maior apoio em corridas mais longas, pois os músculos perdem força depois de um certo tempo.
  • Peso corporal: Em geral, quanto mais pesado um corredor, maior deve ser o suporte do calçado.
  • Pronação: uma pronação pronunciada pode ser regulada por um nível mais alto de suporte.

Amortecimento adequado de tênis de corrida

A mecânica do amortecimento é semelhante a uma mola. Ele converte a energia do impacto em calor e, portanto, reduz as forças que atuam em seu corpo. E isso pode ser (dependendo do peso corporal, velocidade e comprimento do percurso (ou seja, tempo)) duas ou três vezes o seu próprio peso corporal! O amortecimento, portanto, oferece não só conforto, mas também protege nossas articulações. Neste caso, o material da sola também exerce influência, pois quanto mais resiliente, maior é o efeito mola. Um excelente exemplo de sapatos almofadados é o Adidas Boost.

Além disso, o tipo de amortecimento depende do tipo de corrida que você faz (e também definitivamente na superfície, mais sobre isso depois):

  • Execuções rápidas: amortecimento leve
  • Eficaz “correndo até o limite”: amortecimento moderado
  • Percursos longos e constantes: amortecimento extenso
  • Para uma sensação particularmente suave: amortecimento máximo

E com isso você também determina os requisitos adicionais para seus tênis de corrida, dependendo apenas de sua finalidade principal. Isso inclui ter em mente o tipo de terreno típico em que você corre, já que estes também estabelecem diferentes requisitos para o tênis de corrida:

  • Track running: tênis direcionados especificamente para solos sintéticos
  • Estrada: sapatos que garantem segurança confiável em solo duro
  • Terreno irregular: sapatos com boa tração
  • Corrida em trilha : tênis antiderrapante (mesmo em solo úmido)

 

Dica: Os calçados especiais para trilhas têm outras características que são adaptadas ao respectivo ambiente, por exemplo, uma construção de sola otimizada para subir e descer ladeiras ou um calçado com material GoreTex à prova d’água.

Ajustar

Mas mesmo as tecnologias mais inovadoras não cumprem seu propósito se o calçado não se encaixar bem. Influencia a flexibilidade do pé. Um ajuste amplo significa maior liberdade de movimento e uma sensação mais confortável, um ajuste mais apertado significa mais controle.A corrida em declive, por exemplo, requer boa aderência para mais controle e segurança, enquanto a corrida em aclive exige alta estabilidade para uma impressão eficaz.

Dica: Graças a várias tecnologias de laço, tipos específicos de pé e zonas problemáticas podem ser resolvidos. Certifique-se de esticar os dedos dos pés para cima e empurrar o calcanhar para trás enquanto ajeita os atacadores.

E assim chegamos à pergunta que devemos sempre nos colocar primeiro ao comprar sapatos: de que tamanho de sapato eu preciso? A resposta curta para isso é medir seu pé, já que um centímetro é o mesmo, independente do tamanho do Reino Unido, dos EUA ou da Europa.

Alternativamente, podemos usar uma ferramenta que permite a comparação com nossos sapatos existentes. Você pode estimar razoavelmente bem com base em sua experiência se os novos sapatos vão caber no tamanho que você escolheu ou não. No modelo 3D você também pode brincar com os tamanhos e pode ver o ajuste com precisão. Com seus novos conhecimentos, espero que comprar seu próximo par de tênis de corrida seja muito mais fácil. Caso ainda tenha dúvidas sem resposta, envie-as e teremos o maior prazer em respondê-las. Basta comentar embaixo deste post!

Veja também –  Como Escolher Chinelos e palmilhas para pés delicados

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