Saúde

O que é artrite reumatóide? Conheça alguns exercícios

O que é artrite reumatóide?

A artrite reumatóide é a forma mais comum de artrite auto-imune. Faz com que as articulações se tornem

  • doloroso,
  • concurso,
  • inchado e
  • rígido.

Pessoas com artrite reumatóide (AR) geralmente têm mais de uma articulação afetada pela doença. As mesmas duas articulações em lados opostos do corpo estão frequentemente envolvidas na AR. RA impacta pequenas articulações, que são encontradas no

  • pulsos,
  • mãos, e
  • pés.

Embora os problemas nas articulações sejam as primeiras coisas que as pessoas reconhecem quando se trata de artrite, a doença da artrite reumatóide pode afetar outras partes do corpo também. Com RA,

  • olhos ficam secos, doloridos e vermelhos,
  • a boca fica seca e as gengivas são mais facilmente irritadas ou infectadas,
  • a pele pode desenvolver pequenos caroços nas áreas ósseas conhecidas como nódulos reumatóides,
  • os vasos sanguíneos ficam inflamados, podendo causar danos aos nervos e à pele,
  • o número de glóbulos vermelhos pode cair, chamado de anemia, e
  • os pulmões podem ficar inflamados e com cicatrizes, causando falta de ar.

O que causa a artrite reumatóide?

Por ser uma doença autoimune, a artrite reumatóide é causada por um sistema imunológico mal direcionado. Com a AR, o sistema imunológico ataca as pequenas articulações do corpo. As razões precisas por que isso acontece são desconhecidas. Ainda assim, a pesquisa sugere que a causa da artrite reumatóide está relacionada a hormônios, genes e fatores ambientais, incluindo

  • hormônios femininos (70 por cento das pessoas que sofrem de AR são mulheres),
  • obesidade,
  • agentes infecciosos como bactérias e vírus, e
  • a resposta física e emocional de alguém ao estresse e ao trauma.

Alguns outros fatores ambientais podem desempenhar um papel na determinação de quem obtém AR, também, como:

  • poluição do ar,
  • exposição à fumaça de cigarro,
  • exposição a inseticidas, e
  • exposição a óleo mineral ou sílica no local de trabalho.

Por que o exercício beneficia as pessoas com artrite reumatóide?

O exercício é considerado o não. 1 tratamento não medicamentoso para pessoas que sofrem de artrite reumatóide. O exercício tem muitos benefícios, incluindo

  • fortalecimento de ossos e músculos,
  • atrasando a substituição da articulação,
  • diminuindo a fadiga,
  • diminuindo a pressão arterial,
  • melhorando os níveis de colesterol,
  • reduzindo a dor, e
  • melhorando o movimento e o bem-estar.

Com artrite reumatóide, quantas vezes devo fazer exercícios?

O conselho do seu médico é sempre melhor, então siga-o antes de mais nada. O sofredor típico de AR precisará de exercícios de amplitude de movimento para melhorar sua saúde a longo prazo.

Nos slides a seguir, iremos guiá-lo através de alguns dos melhores exercícios para proteger suas articulações e ajudá-lo a obter o máximo de sua vida enquanto gerencia e reduz a dor, o inchaço e a imobilidade da artrite reumatóide.

Artrite reumatóide: nade até chegar ao fitness

A natação é uma maneira excelente e de baixo impacto de exercitar o corpo sem dores intensas nas articulações. Isso é especialmente verdadeiro com uma piscina aquecida. A água faz você se sentir bem enquanto você nada. Aqui estão alguns passos para ajudá-lo a entrar em uma rotina regular de natação:

  • Comece devagar com alguns minutos em uma piscina aquecida.
  • Use um kickboard quando você se ajustar pela primeira vez para se mover na água.
  • Gradualmente, atinja a meta de nadar 30 minutos por vez.

Artrite reumatóide: aderindo aos exercícios de baixo impacto

A aeróbica de baixo impacto é o foco central do tratamento da artrite reumatóide. Comece escolhendo um exercício que se adapte a você, como

  • subida de escada,
  • caminhando,
  • dançando, e
  • máquinas de cardio de baixo impacto, como o treinador elíptico.

Esses exercícios são melhores para você do que atividades que sobrecarregam as articulações, como correr ou jogar basquete.

Outro perigo da artrite reumatóide é que ela aumenta o risco de perda óssea (osteoporose). Por esse motivo, exercícios de sustentação de peso como caminhar, dançar e subir escadas são especialmente úteis porque ajudam a fortalecer os ossos.

Exercícios isométricos para melhorar a saúde da artrite reumatóide

Os exercícios isométricos são exercícios de treinamento de força em que os músculos se contraem, mas o corpo não se move. A isometria envolve tensionar um músculo e depois relaxá-lo. Este tipo de treinamento é especialmente útil se o levantamento de peso normal fizer com que suas articulações doam.

Algumas vantagens da isometria incluem:

  • Não há necessidade de equipamento adicional.
  • O corpo está ativando quase todas as unidades motoras disponíveis.
  • Maior força.
  • Flexibilidade aprimorada.

Nos próximos slides, mostraremos alguns exercícios isométricos benéficos que podem ajudá-lo a se manter forte e saudável. Embora esses exercícios sejam menos propensos a machucar as articulações do que o treinamento com pesos tradicional, se eles causarem dor nas articulações, peça a um treinador para lhe mostrar outro tipo de exercício isométrico.

Exercício para artrite reumatóide: prensa torácica isométrica

Para ganhar força em seu peito, siga estas etapas:

  • Com os braços na altura do peito, pressione as palmas das mãos uma contra a outra com toda a força que puder.
  • Mantenha a posição por cinco segundos e descanse pelo mesmo período de tempo.
  • Faça cinco repetições.
  • Lentamente aumente para segurar a prensa por 10 a 15 segundos de cada vez.
  • Se isso fizer doer as articulações, peça a um treinador para lhe mostrar outro tipo de exercício isométrico para o peito.

Exercício para artrite reumatóide: extensão isométrica do ombro

Este exercício isométrico o ajudará a desenvolver maior força nos ombros. Para fazer isso corretamente, siga estas etapas:

  • Fique em pé com as costas contra a parede e os braços ao longo do corpo.
  • Com os cotovelos retos, empurre os braços em direção à parede.
  • Mantenha a posição por cinco segundos e depois descanse.
  • Repita 10 vezes.
  • Se doer nas articulações, peça a um treinador para lhe mostrar outro exercício isométrico para os ombros.

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