Recomendações para melhorar o funcionamento intestinal

A Obstipação ou Constipação intestinal é caracterizada pelo mau funcionamento intestinal com dificuldade persistente em evacuar. Alimentos saudáveis e estar sempre relaxado pode contribuir para funcionar corretamente.

As causas mais comuns da prisão de ventre costumam ser hábitos alimentares inadequados, com dieta pobre em fibras, pequena ingestão de líquidos, consumo excessivo de proteína animal e de alimentos refinados e industrializados; desordens funcionais e estruturais do intestino; uso de medicamentos e sedentarismo.

Na maioria das vezes, algumas mudanças na alimentação e no estilo de vida são suficientes para regularizar o funcionamento intestinal.

melhora no intestino

Recomendações:

• Faça as refeições em horários regulares;
• Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras: farelos, produtos integrais, aveia em flocos, vegetais crus e folhosos, frutas (com casca e bagaço);
• Aumente o consumo de líquidos (mínimo de 2 litros por dia);
• Utilize alimentos laxantes: milho verde, beterraba, morango, vagem, verduras de folhas, quiabo, berinjela, jiló, amendoim, coco, frutas secas (uvas passas, damasco, figo), nozes, castanhas, avelã, feijão, ameixa preta, manga, abacate, abacaxi;
• Pratique algum tipo de atividade física orientada diariamente;
• Substitua os medicamentos por alimentos laxantes. Pessoas que fazem uso continuado de laxantes poderão ter mais dificuldades, mas, mesmo assim deverão insistir na dieta laxante para regular o hábito intestinal, evitando a constipação.
• Procure estipular um horário fixo para evacuar, de forma a educar o intestino a funcionar todos os dias. Assim, tornar-se mais fácil o processo de defecação;
• Diminua o consumo de alimentos industrializados.
• Faça usa de probióticos para equilíbrio da flora intestinal.

Uma boa alimentação no dia a dia é essencial para a melhora do intestino. Geralmente são causas de alimentação o maior problema e quando o paciente melhora sua alimentação, o intestino também melhora com o tempo.

Fontes de gorduras boas como o ômega 3 pode ajudar no quadro. Para saber mais sobre essa gordura veja em https://premiograndesmulheres.com.br/omega-3-beneficios/

Receita Coquetel Laxante:

  • 150ml de leite;
  • 5 unidades de ameixa preta;
  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos;
  • 1 colher (sopa) de iogurte natural;
  • 1 colher (sobremesa) de mel.

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