Dicas

Dicas para escolher seus tênis de corrida corretamente

Escolher bem o tipo de calçado que vai usar quando vai praticar um desporto pode ser fundamental não só para evitar lesões, mas para conseguir um rendimento mais óptimo. Todo o peso do nosso corpo recai sobre o calçado, amortecendo cada impacto dos nossos passos e reduzindo a tensão que é gerada nas articulações e no tecido conjuntivo.

Hoje em dia, dada a grande variedade de modelos de calçados, caímos na tentação de comprar de acordo com o design ou a moda, negligenciando aspectos realmente importantes. É muito mais importante olhar para o conforto, a funcionalidade, entre outros fatores, do que a estética. Por isso, oferecemos uma série de fatores a levar em consideração ao escolher seu próximo tênis de corrida.

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Peso corporal

O primeiro passo para começar a procurar calçados tem que ser o peso de cada corredor. O impacto que cada pé recebe toda vez que vamos para uma corrida triplica nosso peso corporal. Quanto mais peso o corredor tiver, maior será o desgaste do calçado. Por esse motivo, será fundamental levar em consideração a faixa de pesos recomendados em função do amortecimento e da estabilidade do calçado.

Assim, dependendo do peso, cada corredor precisará de calçados com determinadas características. Se pesássemos menos de 65 kg (no caso dos homens) e 50 kg (no caso das mulheres), o ideal seria um calçado muito flexível e leve, com pouco peso e quase nenhum amortecimento. Em geral, quanto mais peso, maior a necessidade de amortecimento. Normalmente são corredores de arco baixo, que precisam de um grande controle no calcanhar e na parte interna do pé, um calçado capaz de suportar o peso do impacto durante a corrida.

Tamanho

É muito importante que haja um bom ajuste do calçado . O pé precisa ser totalmente ajustado para maior controle de nossos passos. Escolher bem o tamanho do sapato será essencial para poder aproveitar todas as características que eles oferecem.

Na hora de escolher o tamanho, deve-se levar em consideração que, com a corrida, o pé aumenta um pouco de tamanho, ou seja, incha, por isso é aconselhável comprar metade ou um número inteiro a mais do que o normal . Desta forma, o pé pode mover-se livremente sem bater constantemente na ponta do sapato.

Outro aspecto a levar em consideração é a forma e a palmilha do calçado, ajustando-se corretamente à largura e ao arco do pé. Você também deve prestar atenção às diferentes técnicas existentes para amarrar os atacadores. Ao usar um tamanho maior que o normal, será necessário buscar o máximo de apoio possível , evitando assim possíveis irritações e bolhas causadas pela fricção do pé contra o calçado. O conforto do pé no calçado deve ser absoluto, sem atrito, pressão ou qualquer outro tipo de desconforto.

O TERRENO 

A superfície de rolamento tem uma influência significativa no desgaste dos calçados. Correr em superfícies mais abrasivas como asfalto não é o mesmo que correr em terrenos mais macios como montanhas. As exigências do terreno variam e as características do calçado devem ser adaptadas a cada terreno . Portanto, para correr no asfalto, o correto é utilizar calçados de sola dura, com bom amortecimento e reatividade em busca do máximo contato com a superfície.

Ao contrário, se você correr em trilhas e pedras, o amortecimento será menos importante, já que o terreno não é tão duro quanto o concreto ou asfalto, então o impacto que os calçados recebem será bem menor. Nesse caso, calçados todo-o-terreno com tachas e reforço são necessários nas áreas mais vulneráveis ​​como biqueira ou calcanhar, proporcionando maior aderência, proteção e estabilidade.

A PEGADA 

A maneira como você pisa ao correr determina em grande parte a técnica de corrida usada. Se você não controlar bem a pegada e perceber que o tornozelo se move, será necessário usar um calçado que ofereça estabilidade e suporte ao pé. Portanto, você deve analisar sua forma de corrida para poder escolher um modelo de calçado que se adapte adequadamente à sua técnica de corrida.

Um corredor pode correr de forma mais ou menos dinâmica, ou seja, fazendo contato mínimo com o solo ou batendo forte a cada passo. Nesse sentido, consideramos dois modelos de calçados por banda de rodagem , que levam em consideração a pronação (passada de pronador) evitando que o tornozelo se mova para dentro e levando em consideração a supinação (passada de supinador) desde que o calçado tenha uma estrutura maior para a parte externa do o pé.

Também será necessário levar em consideração as lesões do corredor, se ele sofreu algum tipo de lesão ou está vindo de um processo de recuperação. Nestes casos, a pegada costuma estar alterada, por isso deve-se buscar um modelo de calçado que suporte, reduzindo o risco de novas lesões ou, na melhor das hipóteses, podendo preveni-las.

Ressalta-se que existem centros que realizam estudos da corrida , analisando a posição dinâmica e estática do pé durante a corrida e no repouso. Esses estudos geralmente variam de exames observacionais a análises complexas realizadas com instrumentos de coleta de dados 2D e 3D , que permitem quantificar diferentes aspectos do movimento e obter dados sobre a passada, o tempo da passada e as diferentes forças subjacentes que atuam sobre ele. Desta forma, o corredor será capaz de identificar seus desvios do ideal e suas áreas de melhoria, a fim de alcançar o movimento saudável desejado que lhe permite melhorar e reduzir a pressão e o esforço excessivo.

Depois de rever os principais fatores que influenciam na escolha do tênis de corrida, esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas para que sua escolha seja a mais correta possível, bem como obter o maior prazer e rendimento possível na sua próxima corrida.

 

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