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Dicas

A Importância do Treinamento das Pernas e seus Benefícios

A importância do treinamento das pernas é um aspecto que poucas pessoas levam em consideração ao modelar o corpo nas salas de musculação e centros esportivos.

É sempre mais atraente focar nas áreas do corpo que são geralmente mais visíveis, como os braços ou o peito, deixando as extremidades inferiores em segundo plano, que, visualmente, são quase a metade de nós.

Desculpas como: “Fazer pernas é muito cansativo “, ” Eu sempre uso calças compridas e minhas pernas não são visíveis ” ou simplesmente ” Eu não gosto de treinar pernas ” fazem parte do repertório dessas pessoas que ignoram a importância de treinar mais pernas além do fator estético.

Confira também: Melhor Treino de Perna – Melhores exercícios

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POR QUE TREINAR PERNA?

Treinar as pernas é importante de várias maneiras, além da estética. E essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas não as incluem em seu treinamento.

Quantos são os que frequentam uma academia com a idéia de melhorar rapidamente sua estética e abandonar esse objetivo antes de alcançá-lo? Em geral, esses tipos de pessoas são aqueles que vêm sem nenhum conselho, como, por exemplo, um personal trainer.

O treinamento em uma academia pode ir além da estética e procurar melhorar em certos aspectos físicos, como força , resistência, equilíbrio, coordenação …

Isso nos leva ao maior envolvimento de nosso objetivo, mais levaremos em conta todos os “setores” ou áreas do corpo para que, dessa forma, os resultados obtidos sejam os melhores possíveis.

No entanto, devemos saber que, seja qual for o nosso objetivo, o treinamento das pernas envolverá a geração de uma série de reações no corpo , além de oferecer alguns benefícios que serão de grande ajuda para o treinamento geral do corpo.

CONSEQUÊNCIAS DE NÃO TREINAR A PERNA

Não treinar as pernas nos levará a parar de aproveitar os benefícios que sua inclusão em nosso treinamento pode nos trazer, que não são poucos, além de gerar uma série de consequências que nos impedirão de melhorar fisicamente e atleticamente .

MENOS TESTOSTERONA É PRODUZIDA

O treinamento para musculação está diretamente relacionado à produção de testosterona. Isso ocorre porque, quando realizamos exercícios multiarticulares (especialmente aqueles conhecidos como básicos ), o corpo masculino é forçado a gerar testosterona.

Dentro desses exercícios básicos de articulações, encontramos um par que envolve o uso das pernas:

  • Agachamento
  • O peso morto

A testosterona é um hormônio essencial para o crescimento muscular, uma meta que muitos daqueles que pulam o treinamento das pernas buscam regularmente.

Não devemos esquecer que isso também influencia o humor, aumentando a motivação, a confiança, o desejo de nos esforçar e o instinto de nos destacar.

Treinar a perna nos ajuda a aumentar a testosterona devido ao tipo de exercício que envolve, por isso devemos começar a considerar sua inclusão em nossas rotinas (caso ainda não o estejam).

Além de incluir a perna em nossos exercícios, também pode ser interessante conhecer algumas dicas para ajudar a aumentar a produção de testosterona .

O METABOLISMO BASAL DESACELERA

O exercício aumenta o nosso metabolismo basal, pois precisamos consumir um número maior de calorias para atender às demandas de energia do corpo.

Alguns dos músculos das pernas são muito extensos ou têm um grande volume, como o quadríceps ou glúteo máximo .

Quanto maior o músculo, maior será a demanda de energia e, portanto, maior número de calorias consumidas.

Também devemos levar em consideração que, uma vez terminada a sessão de treinamento, nosso corpo não volta a se acalmar imediatamente.

Durante o exercício , as fibras quebram nos músculos trabalhados, o que significa que é necessário repará-los mais tarde, além de criar novos como resultado da adaptação ao exercício realizado.

Além disso, assim que terminamos, o corpo deve descartar ou purificar certas substâncias geradas durante o treinamento.

Esses processos (juntamente com outros) exigem o uso de calorias, o que tornará nosso metabolismo mais acelerado nas horas após o treinamento do que no caso de não ter treinado.

Quando paramos de envolver os músculos das pernas, essa ativação do metabolismo não ocorre em grande medida como no caso de exercê-los.

ATROFIA MUSCULAR

Quando paramos de exercitar um músculo, ele se atrofia e, aos poucos, perde a funcionalidade.

Não é um processo rápido e que possamos realizar de um dia para o outro, mas é verdade que isso acontece.

Quando não treinamos a perna, paramos de sujeitar os músculos a certos movimentos e esforços fora de sua “zona de conforto” que envolvem as ações diárias do dia a dia, favorecendo essa atrofia e perda de funcionalidade.

Se adicionarmos a isso um trabalho contínuo dos músculos da metade superior, isso acabará aumentando essa desigualdade entre as duas partes do corpo.

ESTAGNAÇÃO EM OUTROS EXERCÍCIOS

Uma das conseqüências de não treinar a perna é o fato de limitar o progresso ou a melhoria em outros exercícios para trabalhar a parte superior do corpo.

Não existem alguns exercícios nos quais devemos ter uma base sólida para manter o equilíbrio e, assim, mover a carga certa com a técnica correta.

Um exemplo é a barra de prensa militar ou o remo do pé com barra; exercícios nos quais é habitual mover uma carga relativamente pesada para a pessoa que a executa.

Quando as pernas não têm treinamento adequado, é comum sentir-se cansado durante o exercício.

A esse inconveniente de não treinar as pernas, acrescenta-se o fato de que todos os estabilizadores que são trabalhados ao fazer agachamentos, levantamento terra, passadas … ficarão fora do jogo, dificultando a firmeza durante o exercício de parte superior do corpo.

Não devemos esquecer também que, a partir das pernas, o impulso é gerado muitas vezes em determinados exercícios.

AUMENTO DO RISCO DE LESÕES NO JOELHO E TORNOZELO

Treinar uma área do corpo envolve fortalecer todos os seus elementos, não apenas os músculos. Obviamente, isso também inclui as articulações .

As articulações das pernas que geralmente levamos em consideração ao praticar um esporte são os joelhos e os tornozelos , e também são as que são mais frequentemente lesionadas.

A importância de treinar a perna vai além da estética e chega a influenciar diretamente as boas condições do nosso corpo.

Um corpo com músculos e articulações fortes na metade superior, mas com músculos e articulações fracos na parte inferior não funcionará e, mais cedo ou mais tarde, uma lesão aparecerá nessas articulações.

Outra razão é que, à medida que ganhamos força na parte superior do corpo, mais peso vamos mover.

Nos exercícios em que você deve permanecer em pé com o peso em movimento, as articulações das pernas serão submetidas a esforços para os quais não foram treinados, aumentando esse risco de lesão.

QUAIS SÃO OS MÚSCULOS DAS PERNAS?

Outro motivo para considerar importante o treinamento das pernas é o número de músculos que fazem parte dele:

  • Quadríceps
  • Isquiotibiais
  • Solos
  • Abotoaduras
  • Nádegas

Não podemos esquecer que o fato de envolver os músculos das pernas também significará envolver outros elementos a eles associados, como extensores e rotadores localizados nos quadris.

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DAS PERNAS

Uma vez que vimos todos os aspectos negativos que o fato de não treinar as pernas pode gerar, é hora de focar nos benefícios que obteremos.

AJUDA A PERDER PESO

Anteriormente, discutimos que treinar músculos grandes envolve investir mais calorias.

Também comentamos que exercícios multiarticulares envolvem um maior número de músculos, o que também leva a um maior gasto calórico .

As rotinas das pernas geralmente incluem vários exercícios multiarticulares que afetam os músculos grandes, o que nos leva a treinar as pernas a queimar mais calorias do que a treinar outros músculos ou grupos musculares menores.

AJUDA A FORTALECER A REGIÃO LOMBAR

A região lombar é uma região do corpo que deve suportar, durante boa parte do dia, o peso do tronco.

A lombar faz parte do núcleo, ou centro do corpo , a área encarregada de cumprir funções importantes, incluindo a estabilização em diferentes movimentos e ações.

Na maioria dos exercícios para as pernas, como agachamentos, levantamento terra ou passadas, a ação lombar será necessária para ajudar na estabilização, o que significa trabalhar e fortalecê-las em cada sessão.

Uma lombar forte suporta melhor a carga constante que o peso do tronco supõe e pode ser a solução para muitas dores e dores nele.

ISSO NOS PERMITE MELHORAR EM OUTROS ESPORTES

A importância de treinar a perna é transferida para além da atividade na academia, uma vez que não há poucos esportes nos quais eles são o principal componente que faz o esforço ou intervém de maneira notável e totalmente necessária.

Corrida, ciclismo, caminhada, caminhada, futebol, natação, basquete … Poderíamos estender enormemente essa lista, mas com isso basta perceber a importância de treinar as pernas em nível esportivo.

Aumentar a força, a resistência, o fortalecimento das articulações ou a melhoria de certos movimentos serão algumas das vantagens que obteremos treinando a perna e que podemos transferir para qualquer esporte que pratiquemos fora da academia.

ISSO NOS PERMITE MELHORAR A ESTÉTICA

Uma das coisas mais desagradáveis ​​que podemos encontrar no corpo de uma academia é o fato de ter uma grande descompensação de volume entre o tronco e as pernas.

As desculpas de não ter a facilidade de ganhar volume nas pernas não valem a pena.

Sua aparência será muito diferente no caso de ser treinado do que no caso de não ser treinado, independentemente do volume, pois eles mostrarão uma imagem tonificada e definida muito mais atraente e consistente com o restante dos músculos.

E, claro, passar a maior parte do ano em calças compridas não será uma desculpa para pular esse treino.

MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

O exercício é uma das melhores maneiras de estimular a circulação sanguínea. No caso de exercícios de musculação, um grande influxo de sangue será produzido no músculo trabalhado (embora as pessoas hipertensas devam ter cautela)

O fluxo sanguíneo facilita o transporte de nutrientes, a purificação de resíduos e evita o acúmulo de líquidos e a formação de nódulos de gordura (a temida celulite ).

Confira: Pilates e seus Benefícios

CONCLUSÃO

Chegamos a esse ponto no texto e teremos visto a importância de treinar a perna, as conseqüências de não treiná-la e os benefícios do treinamento.

Para falar claramente: treinar as pernas é bom e nos ajudará a crescer muscularmente, não apenas nelas, como é lógico, mas também nos músculos da parte superior do corpo, onde, como pudemos verificar, ela influencia notavelmente contra o que pode parecer.

 

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